domingo, 13 de janeiro de 2013

8 mitos e verdades sobre dietas


dieta
1. É normal perder mais peso no início da dieta
VERDADE. Isso acontece porque, no começo do regime, sua alimentação muda muito de uma hora para outra, tornando-se menos calórica. Assim, o corpo começa a usar as reservas que tem (gordura!) para tentar manter seu funcionamento e, nessas, você perde peso. Ao longo do tempo, seu organismo se acostuma com a nova rotina e os quilos demoram um pouco mais a sumir. Isso desanima muita gente. Mas calma! O ritmo diminui, mas se acontece se você continuar se cuidando.
2. Cada pessoa tem que fazer uma dieta diferente, pois isso depende muito do estilo de vida
VERDADE. Para emagrecer, uma pessoa que já tem uma alimentação saudável vai ter que cortar um pouco os carboidratos, por exemplo, se quiser perder peso. Já quem come muito doces ou frituras vai se sentir mais magra só de cortar esses itens do seu cardápio. Por isso a sua dieta não pode ser necessariamente igual à da sua amiga. Se você está decidida a perder peso e não sabe como, procure um nutricionista. Ele vai montar um cardápio personalizado que vai ser bem eficiente!
3. O regime só funciona se eu ficar sem comer nenhum tipo de doceMITO. Claro que tem está de dieta não deve comer chocolates, balas e bolos. Mas, caso esteja com muita vontade, pode se dar ao direito de comer um pedacinho no final de semana, por exemplo. Melhor comer assim do que desistir da dieta porque não aguenta ficar sem colocar açúcar na boca. As frutas, tanto naturais quanto secas, podem fazer parte do seu cardápio também e são uma boa alternativa para quem não vive sem um docinho.
4. A quantidade de água que eu bebo por dia não interfere na perda de peso
MITO. A água garante que seu intestino funcione bem e ainda ajuda o organismo a eliminar toxinas. Por isso, tome ao menos 2 litros por dia. E nada de refri normal ou suco de caixinha, que tem calorias. Beba água pura mesmo! De quebra, ela ainda ocupa lugar no seu estômago – o que evita que você fique com a sensação de fome – e, por isso, pode ser um bom aliado para quem come por ansiedade.
dieta2
5. Comer muito no almoço e, depois, ficar sem comer até o outro dia é um bom jeito de emagrecer
MITO. Ficar sem comer por muito tempo é o jeito mais fácil de engordar. Sem receber nutrientes, seu corpo entende que vai passar fome nos próximos dias e armazena tudo o que entra nele. Por isso, o ideal é fazer um bom café da manhã, comer bem no almoço e no jantar. No meio da manhã, no meio da tarde e até antes de dormir, coma uma coisinha, como uma fruta, algumas castanhas, um copo de suco natural ou uma barrinha.
6. Se eu estou de dieta, não posso bobear no final de semanaVERDADE. Achar que cinco dias de dieta perfeita vale um sábado e domingo com pizza, sorvete e batata frita é furada. Quem quer mesmo perder peso precisa se cuidar, não importa o dia. Aliás, comer a mais no final de semana é o melhor jeito de por a perder todo o seu esforço de segunda a sexta. Por isso, continue controlando a alimentação sempre.
7. Comer carboidrato à noite engorda
MITO. Se você tiver comido certinho durante o dia e comer duas torradas ou meio prato de macarrão à noite, seu peso não vai aumentar. O segredo é não exagerar e sempre preferir os alimentos integrais, que saciam mais e ajudam o seu intestino a funcionar melhor por causa das fibras.
8. Quem emagrece muito rápido pode ganhar o peso que perdeu muito rápido tambémDEPENDE.  Se você continuar controlando o que come e fazendo exercícios, não só vai conservar o novo peso como ainda pode emagrecer mais. Agora, se você deixar a dieta de lado e voltar a comer como antes, todo o peso perdido vai voltar, sim. Na verdade, você pode até ficar mais gorda do que estava antes. Ou seja, foco nos seus objetivos e nada de desistir só porque conseguiu perder uns quilos.
Se ficou alguma dúvida ainda, é só avisar pra gente, ok?
Beijos!

Retirado: Revista Capricho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário